topocolunavip

Publicidade
Ivonete Eich

Ivonete Eich

Colunista social, jornalista, empresária, professora de matemática, química, física e biologia. Natural de Cerro largo RS. 
 

Palmas é uma das capitais brasileiras presentes na Semana do Clima da América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas (ONU), que está sendo realizada em Salvador (BA), desde a última segunda-feira, 19, e vai até sexta, 23. A presidente da Fundação de Meio Ambiente de Palmas, Meire Carreira, representa o Município de Palmas, em nome da prefeita Cinthia Ribeiro.

De acordo com Meire Carreira, que representa Palmas no painel ‘Governos Locais e Estados Brasileiros para a Ação Climática’, que discute os investimentos em infraestruturas resilientes ao clima e de baixo carbono que possibilitam estabelecer uma trajetória de crescimento nas cidades, alinhada com o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relativos a cidades principalmente o (ODS 11), “Palmas está sendo referenciada como as boas práticas voltadas para a arborização urbana, e na proteçāo e conservação das áreas verdes urbanas, com a criação do Sistema Municipal de Infraestrutura Verde”.

O sistema foi criado por meio da Lei complementar 400/2018 que institui o Plano Diretor de Palmas, “sendo um dos únicos do País que contempla como uma das diretrizes a Infraestrutura Verde, garantindo a proteção de uma extensa e representativa área verde, totalizando 306,23 Km2, o que representa 13,8% de todo o território de 2.218,942 km2 do município, são áreas que irão contribuir para a melhoria do clima, a conservação da água e da vida das populações”.

A gestora destaca ainda que “ações práticas como o projeto Pé de Sombra, despertou o interesse da instituição internacional Plant-for-the-Planet, que, com o apoio do ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade sinalizou apoiar a ampliação das ações de arborização, dentro de uma iniciativa que está em andamento: plantar 1 bilhão de árvores em diversas partes do mundo, com a participação de crianças e adolescentes, que tornaram ‘Embaixadores da Justiça Climática”.

Outro destaque é o Palmas Solar que visa ampliar a geração de energia fotovoltaica através de incentivos fiscais e a construção de uma planta de geração fotovoltaica para suprir a demanda de energia nos prédios públicos do Município.

A Semana do Clima é um evento preparatório para a COP-25 que será realizada no Chile no período de 2 a 13 de dezembro próximo. O evento tem como um de seus objetivos impulsionar a resposta da região – América Latina e Caribe – às mudanças climáticas. A expectativa é de que mais de três mil pessoas dentre representantes de governo, de agências multilaterais e organizações não governamentais participem do evento.

A Prefeitura de Palmas entregou o alvará de construção para as novas instalações da empresa SPA Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, conhecida pelo nome fantasia Pão da Hora. O alvará foi entregue durante a entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, 19, ocasião em que a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro assinou Termo de Compromisso em que a empresa que se compromete em construir no Município de Palmas.

Com a ampliação, a indústria que hoje emprega cerca de 500 funcionários diretos irá abrir mais 200 novas vagas de empregos. Pedro Costa, um dos proprietários da empresa que é familiar, conta um pouco da história da empresa que nasceu em Palmas e que hoje tem uma variedade de mais de 30 produtos, sendo seu carro chefe os produtos congelados que abastecem os grandes supermercados e panificadoras.

Fotógrafo Luciana Pires 3

“Começamos em junho de 2003, com meu filho mais novo e um funcionário, em uma sala 30 metros quadrados, e hoje ocupamos uma área de três mil metros quadrados. E nossa luta era para expandir, mas em Palmas tem poucas áreas, quando aquela área paralela a rodovia TO foi expandida para área urbana, compramos uma chácara para poder fazer essa expansão”. Segundo o empresário, a previsão é de a obra inicie em três meses.

Na ocasião, a prefeita lembrou a importância da desburocratização para abertura de novos postos de emprego para os cidadãos palmenses. “Quando soube da possibilidade da empresa sair de Palmas, não pude deixar, precisamos facilitar os caminhos para que empresas que acreditam em Palmas possam continuar atuando aqui e gerando empregos”.
Wédila Jácomo
Foto Luciana Pires

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, abriu o processo seletivo para o programa de trainees. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro pelo jobs.kenoby.com/programatraineevli. Além de buscar por jovens dispostos a encarar desafios e o aprendizado contínuo, a VLI ressalta as portas abertas para a diversidade.

Universitários ou formados em 10 cursos (confira abaixo) podem participar. Os interessados devem ter conhecimentos intermediários em inglês (uma mudança em relação às edições passadas em que o nível exigido era avançado), disponibilidade para mudanças e ter a formação concluída entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019. O programa de trainee é a principal caminho para formar líderes na companhia. No ano passado, 16 trainees assumiram posições de liderança na VLI.

Página 1 de 491
Publicidade

Colunistas

Acesso Restrito

Contato

© Todos os direitos reservados. Ivonete Eich / Coluna VIP Tocantins | 2013-2017.

Desenvolvido por OceanoAzul 100x27