topocolunavip

Publicidade
Liliane Vieira

Liliane Vieira

Médica clínica geral , pediatra e pesquisadora em nutrologia.

Há aproximadamente três anos, às quartas-feiras, acontece no Parque da Pessoa Idosa, um dos equipamentos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), uma roda de conversa com o médico Mucio Guilherme sobre temas relevantes e relacionados aos idosos. O tema da roda de conversa dessa quarta-feira, 10, foi sobre o vírus H1N1, em razão da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que teve início nessa data, em todo o Brasil.

O médico conversou com os idosos e explicou sobre os sintomas e, principalmente, como evitar a contaminação. Mucio Guilherme falou aos idosos como é a doença e quais as suas complicações e ainda esclareceu dúvidas sobre a vacina e suas reações no organismo, respondeu perguntas e esclareceu dúvidas dos idosos. “Fico muito satisfeito quando consigo transferir conhecimento para meus pacientes, de uma forma geral. Cada vez mais empoderados de conhecimento, eles têm o controle das suas patologias e o tratamento se torna bem mais fácil e conto com o conhecimento deles para juntos vencermos as doenças”, relatou Mucio Guilherme.

Foto divulgação Sedes

Segunda, 26 Novembro 2018 13:06

Simples trocas que valem qualidade de vida

Escolher ter saúde ! Troque urgente a margarina pela manteiga , use o óleo de coco como opção mais saudável para cozinhar , sucos de frutas por água e chás, frutas no lanche, ovos no lugar do pão, limão em jejum , abuse do azeite de oliva e do açafrão. Pipoca da pipoqueira no lanche reduz a fome ! Suba escadas, acorde cedo, atividade física reduz o estresse e melhora o humor. Polpa natural de maracujá relaxa  e ajuda a dormir!

Sexta, 30 Março 2018 20:49

Chocolate sem Culpa

Os benefícios do chocolate estão muito além do sabor e do bem estar, porém deve ser consumido de forma saudável. Como qualquer alimento, o chocolate consumido de forma errada e em quantidades elevadas pode causar doenças, inclusive a obesidade.

O primeiro produto da lista de ingredientes do chocolate deve sempre ser o cacau e com concentração acima de 50%. Nesta condição, o consumo de até 30g pode ser diário, não  somente na Páscoa. O chocolate saudável é o amargo, de preferencia com zero açúcar. O chocolate ao leite apresenta poucos benefícios e engorda. 

O cacau é um antioxidante poderosíssimo e possui maior ORAC, que é a medida de maior capacidade antioxidante. Depois dele vem o Açaí, porém o cacau está bem acima. Os antioxidantes combatem os radicais livres que causam doenças e aceleram o envelhecimento.

E os benefícios são muitos:

1.É rico em vitaminas C e E, que melhoram a imunidade e são antienvelhecimento.

2. Melhora o humor, pois é fonte de triptofano, que é um aminoácido responsável pela produção de serotonina, que é um neuro transmissor do bem estar.

3. É benéfico para os intestinos- regulando a flora intestinal, pois possuem flavonoides que servem como alimento p bactérias pro bióticas que estabilizam a absorção no intestino.

4 É aliado do coração, "O cacau é fonte de nutrientes importantes para boa função do coração, como o magnésio e os polifenóis, pois ajudam no controle da pressão arterial", estudos em Harvard e em Cambridge relatam que o consumo de Cacau rotineiramente reduz os riscos de AVC, e fibrilação atrial. E ainda ajuda a regular o colesterol.

5. Ajuda na perda de peso, pesquisas apontam que o chocolate com alta concentração de cacau (70%) e baixo teor de açúcar e gordura pode ser um aliado na sua dieta --desde que associado a uma alimentação saudável. Pois os flavonoides aumentam a sensação de saciedade e é considerado termo gênico e acelerador do metabolismo.

6.É uma fonte de energia, pois possui em geral 30% de cafeína.

7.Reduz a ansiedade e a depressão, devido a seus Neuro transmissores. ( serotonina, dopamina etc)

8. Retarda o envelhecimento, pois possui fitoquimicos antioxidantes que atual na síntese do colágeno, reduzindo as rugas e fortalecem os neurônios, retardando o envelhecimento cerebral.

Portanto, é importante criar o hábito de consumir o chocolate regularmente (não só na Páscoa) e usufruir de seus muitos benefícios.

Liliane Rocha Vieira

Imagem divulgação

Página 1 de 3
Publicidade

Colunistas

Acesso Restrito

Contato

© Todos os direitos reservados. Ivonete Eich / Coluna VIP Tocantins | 2013-2017.

Desenvolvido por OceanoAzul 100x27